Currículo
Escolar

A escola deve oferecer a seus alunos um ambiente prazeroso de estudar, fazer novas amizades,
criar laços e estar sempre aberta ao diálogo quando se fizer necessário, inovar
e renovar sempre suas práticas pedagógicas.
Quando se trata da educação escolar, mais do que adaptar
as orientações pedagógicas, utilizadas na maioria das práticas de formação
docente, todo profissional que atua deve
portar- se como educador e juntamente com os professores buscar alcançar os objetivos
da escola.
Para ajudar no processo de organização e controle escolar,
temos o currículo na escola.
Podemos apresentá-lo como
um instrumento essencial para a construção da identidade da pessoa e da
organização da escola que queremos; é a base de qualquer sistema de ensino; é
concretizado nas vivências pedagógicas, sociais
e culturais da escola.Portanto não é um instrumento passivo ou neutro,
por ter uma força poderosa e ativa que pode legitimar ideologias, sistemas
sociais, políticos e econômicos transmitidos pela escola.
Para ajudar no processo de organização e controle escolar, temos o currículo na escola.
Para ajudar no processo de organização e controle escolar, temos o currículo na escola.
Podemos apresentá-lo como
um instrumento essencial para a construção da identidade da pessoa e da
organização da escola que queremos; é a base de qualquer sistema de ensino; é
concretizado nas vivências pedagógicas, sociais
e culturais da escola.Portanto não é um instrumento passivo ou neutro,
por ter uma força poderosa e ativa que pode legitimar ideologias, sistemas
sociais, políticos e econômicos transmitidos pela escola.
É um elemento importante para o planejamento do
professor, pois vem para organizar os
conteúdos e as atividades, contudo ele é um recurso para o educador e não deve
ser confundido com uma lei rígida ou um mandamento a ser seguido
metodologicamente, ele pode ser usado como um norte para as práticas pedagógicas, com flexibilidade de ajustes para
melhor atender as necessidades dos educandos. Para
ser executado precisa estar dentro da realidade da escola e de seus alunos,para
que dessa base posso ser realizado um trabalho qualitativo.
Durante o processo de execução do
currículo,iremos encontrar três
modalidades que todas as escolas ensinam.Apresentando-as abaixo:
Currículo
Formal: é o conjunto dos
conteúdos culturais explicitamente declarados nas diretrizes curriculares, , estabelecido pelos sistemas de ensino, expresso em
diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de
estudos; encontrado nas leis, e nos parâmetros.
O
currículo formal toma da cultura aquilo que considera que deve ser transmitido às novas
gerações, fazendo os recortes, as codificações e as formalizações didáticas
correspondentes.
Currículo Oculto : Conjunto
de situações escolares não publicamente
declaradas, isto é, aquilo que os alunos aprendem no cotidiano escolar, mas que
não é ensinado pela escola.
Esse processo é uma maneira bastante
tímida de trabalhar conceitos transversais para a formação global do aluno, uma
vez que tais intervenções acontecem, geralmente, sem que estejam
deliberadamente sistematizadas ou incluídas nas disciplinas. As suposições em
sala de aula não podem ser planejadas, pelo próprio fato de serem silenciosas e
incidentais. Dessa maneira, um tema importante ou um assunto de interesse fica
sujeito a um acontecimento para vir à tona.
Currículo Nulo :
Currículo que a escola não ensina.Trata-se da ausência da oportunidade de aprende-los.
O currículo não tem o propósito de tirar o lugar do professor, ele vem
para auxiliar as seguir as regras e a atender as necessidades da escola e dos
alunos.O currículo passa a ser todas as atividades das quais o aluno aprende.
quias são as fontes que vc consultou
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